Como a natureza é esplêndida! Os homens se acham o centro do mundo, falam de aquecimento global e isso não passa de puro antropocentrismo e desculpa para pesquisas financiamentos e tentativa de impedimento do avanço de países subdesenvolvidos.
- Ah, as calotas polares irão derreter!
- A culpa é da poluição!
Bom, recentemente descobriram que o Sol está passando por uma fase de menor atividade, o que causará resfriamento na Terra, isso porque o primeiro fator de formação climático da Terra é a radiação solar! Ou seja, não adianta pensarmos que o CO² produzido por indústrias irá acabar com a humanidade. Alguém já pensou em comparar a quantidade de carbono que um vulcão solta e a quantidade que uma indústria solta? Alguém já viu poluição parar aeroportos, cobrir cidades com cinzas e fazer com que passe o minimo de luz solar?
Para os antropocentristas uma derrota, para a ciência uma vitória!
O homem influi no clima sim, é possivelmente a espécie mais transformadora que já habitou este planeta, mas perde para escalas de macroclima, o Sol, as correntes marinhas, o tectonismo (sim pois a continentalidade define clima também, além da existencia de lagos e rios em microclima e das cadeias montanhosas, o que interfere em altitude e logo em temperatura e na passagem do ar).
Sabemos as áreas de instabilidade tectonica, sabemos dos seus ciclos, dos ciclos climáticos...Sim, a Terra é Viva, consciente ou não, seu poder de destruição e de reconstrução é enorme, as forças conhecidas dela são incriveis e nenhum homem consegue detê-las e as desconhecidas talvez tenham efeitos piores.
O mundo no qual vivemos nunca vai acabar, o que pode acabar são as espécies e depois surgirão outras que acabarão para dar lugar a outras, é assim que funciona, pois o corpo é frágil, tem diversas necessidades e nosso conhecimento ainda não é suficiente para nos perpetuarmos como dominadores do planeta, ou melhor da natureza!
Como disse E. Reclus, "O homem é a natureza tomando consciência de si mesma."
ResponderExcluir